logo grafica saveli


IMPRESSÃO OFFSET

O sistema de impressão em offset surgiu a partir da modernização da litografia e é o método mais utilizado pela indústria gráfica desde a segunda metade do século XX. O nome offset significa “fora do lugar”, pois trata-se de um sistema de impressão indireto onde a mensagem é transferida ao substrato por intermédio de cilindros de borracha.

offset


O Processo de Impressão OffSet
 

O sistema offset é planográfico e a impressão ocorre de maneira rotativa, onde os cilindros irão conduzir tanto a tinta quanto o papel.

A matriz, cilindro com a gravação da imagem, permanece umedecido e recebe a aplicação de tinta. Por se tratar de um sistema de repulsão, as regiões protegidas pela luz (imagens) passam por um processo químico que atrai a gordura (tinta), enquanto as demais áreas (sem impressão) retém água.

O segundo cilindro é composto por borracha e recebe o nome de blanqueta. As blanquetas são responsáveis por transmitir a informação da matriz para o substrato (papel, por exemplo). Durante o processo de transferência das informações, há um terceiro cilindro: o cilindro impressor. Ele é responsável por pressionar o papel para que ele fique em contato com a blanqueta. Este processo é necessário, pois evita borrões e excesso de tinta que o sistema de impressão direto cilíndrico pode ocasionar.

A blanqueta, ao encostar na chapa, absorve a tinta excedente e permite transferir ao suporte apenas a quantidade necessária. Outra questão é que a tinta pode enrugar a folha ou até mesmo atravessa-la, manchando ou colando a folha seguinte, “perigo” chamado de decalcagem.

A decalcagem também pode ocorrer caso os impressos sejam embalados ou transportados antes da secagem por completo, ocasionando a perda de tiragens.

offset2


Classificação

As impressoras offset podem ser classificadas em planas ou rotativas. As impressoras planas trabalham a partir de folhas soltas enquanto as rotativas utilizam bobinas de papel.

As planas oferecem melhor qualidade, ideal para impressão de cartões de visitas, folders, panfletos, folhetos, cartazes e livros.

As impressoras rotativas são recomendadas para projetos em grande tiragem como revistas e jornais.


Benefícios do Sistema Offset


O sistema offset é considerado uma das mais eficientes formas de impressão, pois possui rapidez para médias e grandes tiragens e imprime em todos os tipos e gramaturas de papéis, além de alguns tipos de plásticos flexíveis, como o poliestireno.

As máquinas mais modernas permitem ampla liberdade de criação, possibilitando a variedade de formatos, cores e até aromas. Possuem ainda controles avançados de qualidade, cores e registro, garantindo maior fidelidade de reprodução.

 

IMPRESSÃO DIGITAL

O conceito de impressão digital está relacionado com imprimir sem a utilização de fotolito ou chapas. Os dados para essa reprodução vem de arquivos, em suas maioria no formato PDF. Como cada impressão é individual e não necessita de matriz, é possível criar variações entre os grafismos, o que é atualmente conhecido como dados variáveis (VDP), permitindo personalização e customização do layout, dependendo dos objetivos do projeto gráfico.


O Processo de Impressão Digital
impressão digital


O princípio de funcionamento da impressão digital a laser é a eletricidade estática, com sensibilização das áreas a serem impressas e transferência ao substrato (papel), com posterior fixação do tonner através de fusor com alta temperatura.


Primeiramente uma carga elétrica positiva é aplicada em toda a extensão do cilindro foto receptor. Ele então começa a girar, enquanto o laser descarrega pontos específicos correspondentes à imagem ou texto contida no arquivo digital. Dessa forma, o laser cria um desenho eletrostático no cilindro a partir das informações transmitidas pelo computador.

É a partir daí que o tonner entra. Ele consiste em um pó fino, composto de carbono e polímero, que tem carga elétrica positiva. Por causa disso, ele fica depositado nas áreas descarregadas pelo laser, que têm carga negativa, e é repelido pela área restante, de carga positiva. O papel ao entrar para impressão, recebe uma carga negativa mais forte que a da imagem eletrostática e passa pelo cilindro. Ao entrar em contato com o cilindro, o papel atrai o pó e assim fica com a imagem gravada. O tambor cilíndrico é então descarregado para que o papel não fique preso a ele.

impressão digital 2

Para que o toner seja fixado definitivamente ao papel, este precisa passar entre dois outros cilindros, que recebem o nome de fusor. Estes rolos são aquecidos a temperaturas que chegam até 200 ºC, fazendo com que o toner se funda à folha ao passar por eles, o passo final é a folha ir para a bandeja de saída. O cilindro inicial então é totalmente descarregado, ficando pronto para uma próxima impressão. 


Os Benefícios da Impressão Digital

As principais vantagens deste sistema são a agilidade do processo de impressão, e a possibilidade de reproduzir sob demanda, pequenas tiragens a um preço mais acessível.